Política de formação de professores: o PROBÁSICA – UFRN e a formação profissional
Keywords:
Formação inicial. Formação profissional. PROBÁSICA – UFRN.Abstract
Este artigo aborda a temática da política de formação de professores em serviço, expressa pelo Programa de Qualificação Profissional para a Educação Básica (PROBÁSICA – UFRN) desenvolvida no Município de Parnamirim (RN). Objetiva analisar a contribuição da política de formação inicial para a formação profissional dos professores. Foram utilizados procedimentos relacionados à pesquisa bibliográfica, análise documental, observação, entrevista semi-estruturada e questionário-roteiro. Constatamos que, apesar do PROBÁSICA possibilitar o acesso do professor em serviço à Universidade, evidenciam-se alguns pontos fracos em sua sistemática, devido à própria estrutura organizacional que não conta com as condições curriculares, institucionais e financeiras suficientes para o êxito da formação profissional. A operacionalização da política de formação do PROBÁSICA coaduna-se ao ideário da Reforma Educacional difundida nos anos 1990, articulada aos interesses neoliberais e de mercado. Essa política não atende à finalidade da formação profissional na perspectiva defendida pelos estudiosos da temática, inviabilizando, assim, a formação inicial, formação permanente, pesquisa pedagógica, salário, carreira e condições de trabalho satisfatório.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-08-2006
How to Cite
Tavares, A. M. B. do N., & França, M. (2006). Política de formação de professores: o PROBÁSICA – UFRN e a formação profissional. Journal Education in Question, 26(12), 106–134. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8057
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.