Política de formação de professores: o PROBÁSICA – UFRN e a formação profissional

Autores/as

  • Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
  • Magna França

Palabras clave:

Formação inicial. Formação profissional. PROBÁSICA – UFRN.

Resumen

Este artigo aborda a temática da política de formação de professores em serviço, expressa pelo Programa de Qualificação Profissional para a Educação Básica (PROBÁSICA – UFRN) desenvolvida no Município de Parnamirim (RN). Objetiva analisar a contribuição da política de formação inicial para a formação profissional dos professores. Foram utilizados procedimentos relacionados à pesquisa bibliográfica, análise documental, observação, entrevista semi-estruturada e questionário-roteiro. Constatamos que, apesar do PROBÁSICA possibilitar o acesso do professor em serviço à Universidade, evidenciam-se alguns pontos fracos em sua sistemática, devido à própria estrutura organizacional que não conta com as condições curriculares, institucionais e financeiras suficientes para o êxito da formação profissional. A operacionalização da política de formação do PROBÁSICA coaduna-se ao ideário da Reforma Educacional difundida nos anos 1990, articulada aos interesses neoliberais e de mercado. Essa política não atende à finalidade da formação profissional na perspectiva defendida pelos estudiosos da temática, inviabilizando, assim, a formação inicial, formação permanente, pesquisa pedagógica, salário, carreira e condições de trabalho satisfatório.

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Publicado

15-08-2006

Cómo citar

Tavares, A. M. B. do N., & França, M. (2006). Política de formação de professores: o PROBÁSICA – UFRN e a formação profissional. Educación En Cuestión, 26(12), 106–134. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8057