Um olhar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte: visões, expectativas e diálogos
Keywords:
Educação. Arte. Parâmetros Curriculares Nacionais.Abstract
O artigo analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental. Explicita como a questão curricular em arte se colocou internamente ao plano político-institucional em torno da proposta dos PCNs em Arte e da definição de diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental. Visa a oferecer elementos para a compreensão das nuanças pedagógicas implicadas na elaboração deste documento. Discute alguns aspectos do discurso pedagógico dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa e ignoram os desafios concretos da ação docente. As análises centram-se no ideal de “desenvolvimento da competência crítica”, visto como objetivo do processo aprendizagem em arte e no ideal pedagógico da interdisciplinaridade, tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.Downloads
Downloads
Published
15-08-2006
How to Cite
Vieira, M. de S. (2006). Um olhar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte: visões, expectativas e diálogos. Journal Education in Question, 26(12), 185–197. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8060
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.