Um olhar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte: visões, expectativas e diálogos

Autores/as

  • Marcilio de Souza Vieira

Palabras clave:

Educação. Arte. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumen

O artigo analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental. Explicita como a questão curricular em arte se colocou internamente ao plano político-institucional em torno da proposta dos PCNs em Arte e da definição de diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental. Visa a oferecer elementos para a compreensão das nuanças pedagógicas implicadas na elaboração deste documento. Discute alguns aspectos do discurso pedagógico dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa e ignoram os desafios concretos da ação docente. As análises centram-se no ideal de “desenvolvimento da competência crítica”, visto como objetivo do processo aprendizagem em arte e no ideal pedagógico da interdisciplinaridade, tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.

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Publicado

15-08-2006

Cómo citar

Vieira, M. de S. (2006). Um olhar sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte: visões, expectativas e diálogos. Educación En Cuestión, 26(12), 185–197. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8060