Uma mulher educada no oitocentos: a escrita feminina no Diário da Viscondessa de Arcozelo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8522Keywords:
Viscondessa de Arcozelo. Diário de lembranças. Educação feminina.Abstract
O artigo trata da educação feminina no Brasil oitocentista, com foco no Diário de Lembranças escrito pela Viscondessa de Arcozelo, durante o ano de 1887. O objetivo refere-se à análise dessa fonte documental para recompor a educação considerada adequada a uma mulher nobre e que exercia as funções esperadas de sua posição social. O referencial teórico utilizado remete aos estudos de Lejeune (1997) e Nora (1989), assim como aos escritos de Barbalato (2014), Gómez (2014), Vasconcelos (2014) e Cunha (2011). Os resultados revelam traços representativos de uma mulher educada "no" e "para" o oitocentos e como enfrentava os desafios do seu tempo.
Downloads
References
A MAI de família. Jornal Scientifico Litterario e Ilustrado, Rio de Janeiro, p. 1-2, jan./dez. 1879.
A MAI de familia. Jornal Scientifico Litterario e Ilustrado, Rio de Janeiro, p. 1-2, jan./dez. 1888.
BARBALATO, Beatrice. O ethos e o tempo. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTINI, Paula Perin (Org.). (Auto) biografia, litera- tura e história. Curitiba: CRV, 2014.
CASTRO, Maria Werneck de. No tempo dos barões: histórias do apogeu e decadência de uma família fluminense no ciclo do café. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2004.
CUNHA, Maria Teresa. Diários pessoais. Territórios abertos para a história. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2011.
CUNHA, Maria Teresa. Diários íntimos de professoras: letras que duram. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos (Org.). Refúgios do eu. Educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000.
DINIZ. Francisca Senhorinha da Motta. A educação da mulher. O sexo feminino. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-2, 1873.
GILLIES, Ana Maria Rufino. Uma imigrante britânica no Paraná na segunda metade do século XIX: na escrita de seu diário, memória, história e representação de si. Diálogos, Maringá, v. 17, n. 1, p. 227-253, jan./abri. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305528853009. Acesso em: 10 jun. 2014.
GÓMEZ, Antonio Castillo. Aquí lo hallarán con toda verdad. Diarios personales en la España del Siglo de Oro. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTINI, Paula Perin (Org.). (Auto) biografia, literatura e história. Curitiba: CRV, 2014.
LEJEUNE, Philippe. Diários de garotas francesas no século XIX: constituição e transgressão de um gênero literário. Cadernos Pagu, Campinas, n. 8/9, 1997, p. 99-114. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=51147. Acesso em: 12 jun. 2014.
MALTA, Marize. O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.
MAUAD, Ana Maria; MUAZE, Mariana. A escrita da intimidade: história e memória no diá- rio da viscondessa do Arcozelo. In: GOMES, Angela de Castro (Org.). Escrita de si. Escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos; VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. La Genese du concept d'education publique au Portugal et au Bresil. Paedagogica Historica, Abingdon, Oxfordshire, United Kingdom, v. 47, n. 1-2, p. 49-63, fév. 2011.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Eduerj, 2008.
MUNIZ, Célia Maria Loureiro. A riqueza fugaz: trajetórias e estratégias de famílias de pro- prietários de terras de Vassouras, 1820-1890. 2005. 257f. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.
NORA, Pierre. Ensaios de ego-história. Lisboa: Edições 70, 1987.
SENNA, Ernesto. O velho comércio do Rio de Janeiro. Reedição de G. Ermakoff Casa Editorial, Rio de Janeiro, 2006. (Rio de Janeiro: Livraria Granier, 1910).
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A casa e seus mestres: a educação no Brasil de oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A educação doméstica no Brasil de oitocentos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 28, n. 14, p. 24-41, jan./jun. 2007.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Mulheres preceptoras no Brasil oitocentista: gênero, sistema social e educação feminina. In: FRANCO, Sebastião Pimente; PALHARES SÁ, Nicanor (Org.). Gênero, etnia e movimentos sociais na história da educação. Vitória: Edufes, 2011.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Domestic Education in Nineteenth Century Brazil: Aspects of european influence on the performance of tutors and private teachers. Revista HSE ? Social and Education History, Hipatia Press, Barcelona, v. 2, p. 1-22, 2013.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A escrita cotidiana no Diário de Lembranças da Viscondessa de Arcozelo: frag- mentos (auto) biográficos de um egodocumento. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTINI, Paula Perin (Org.). (Auto) biografia, litera- tura e história. Curitiba: CRV, 2014.
VISCONDESSA DO ARCOZELO. Diário de lembranças. Rio de Janeiro,1887. (Publicado por Antônio José Gomes Brandão. Relativo ao ano de 1887).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.