Uma mulher educada no oitocentos: a escrita feminina no Diário da Viscondessa de Arcozelo

Autores

  • Maria Celi Chaves Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8522

Palavras-chave:

Viscondessa de Arcozelo. Diário de lembranças. Educação feminina.

Resumo

O artigo trata da educação feminina no Brasil oitocentista, com foco no Diário de Lembranças escrito pela Viscondessa de Arcozelo, durante o ano de 1887. O objetivo refere-se à análise dessa fonte documental para recompor a educação considerada adequada a uma mulher nobre e que exercia as funções esperadas de sua posição social. O referencial teórico utilizado remete aos estudos de Lejeune (1997) e Nora (1989), assim como aos escritos de Barbalato (2014), Gómez (2014), Vasconcelos (2014) e Cunha (2011). Os resultados revelam traços representativos de uma mulher educada "no" e "para" o oitocentos e como enfrentava os desafios do seu tempo.

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VISCONDESSA DO ARCOZELO. Diário de lembranças. Rio de Janeiro,1887. (Publicado por Antônio José Gomes Brandão. Relativo ao ano de 1887).

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Publicado

15-12-2015

Como Citar

Vasconcelos, M. C. C. (2015). Uma mulher educada no oitocentos: a escrita feminina no Diário da Viscondessa de Arcozelo. Revista Educação Em Questão, 53(39), 104–131. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8522

Edição

Seção

Artigos