Filosofia da matemática: Um caminho para (re)pensarmos nossa prática pedagógica

Authors

  • Arlete de Jesus Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Matemática. Filosofia. Ensino.

Abstract

A compreensão que cada professor possui acerca da matemática normalmente compõe-se a partir de uma mescla de diferentes concepções filosóficas, dentre as quais podemos citar o logicismo, o formalismo, a fenomenologia, o marxismo e o platonismo que, apesar de não ser uma filosofia apenas da matemática, possui profundas interferências nela. Neste artigo realizaremos uma análise das relações entre filosofia e matemática e observaremos as possíveis interferências destas relações no ensino de matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

15-04-2004

How to Cite

Brito, A. de J. (2004). Filosofia da matemática: Um caminho para (re)pensarmos nossa prática pedagógica. Journal Education in Question, 19(5), 30–39. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8640