O ensino de arte e a educação nas sociedades pós-modernas

Autores/as

  • Sônia Maria de Oliveira Othon Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

Para falar sobre o ensino de arte nas sociedades pós-modernas, torna-se necessário compreender que tipo de sociedade é essa. Comecemos, portanto, definindo o que é pós-modernismo na visão de Santos (1991, p. 7-8): "é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950, quando, por convenção, se encerra o modernismo (1900-1950)". De forma genérica, abrange tudo o que aconteceu a partir da segunda metade deste século nas sociedades pós-industriais, que são aquelas baseadas na Informação. Daí que, quando falamos em sociedade pós-moderna, é da sociedade pós-industrial, também chamada de informática, que estamos falando. E que mudanças seriam essas, a conferir a uma época a denominação de pós-moderna, ou seja, daquilo que vem a seguir ao moderno, que vem depois do moderno, pois moderno já não é mais? O que teria feito essa época e essa sociedade mudarem tanto para assumirem outra fisionomia, com características tão diversas das que imediatamente lhe antecederam?

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Publicado

15-12-1996

Cómo citar

Othon, S. M. de O. (1996). O ensino de arte e a educação nas sociedades pós-modernas. Educación En Cuestión, 6(2), 13–23. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10388