O tempo da escola:

organização, ampliação e qualificação do tempo do ensino escolar

Autores

  • Antonio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Roberta Maria Bueno Bocchi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10953

Palavras-chave:

Tempo escolar, Calendário escolar, Escola pública, Ensino médio

Resumo

Este artigo analisa a organização administrativa e pedagógica do tempo escolar e avalia as discussões sobre a ampliação da jornada escolar e a qualificação desse tempo dispendido no ensino com a finalidade de criar melhores condições de aprendizagem e de bem-estar para todos os que estão comprometidos com a vida da escola. O texto levanta algumas controvérsias e iniciativas internacionais, que buscam encontrar alternativas para promover uma disposição mais adequada desse ritmo do tempo a fim de propiciar melhores condições do sucesso no ensino e de qualidade na duração da jornada escolar.  O entendimento metodológico deste trabalho de conformidade com Gaussel (2013) pressupõe o reconhecimento de uma pluralidade de tempos educativos e múltiplos modos legítimos de aprendizagem e ensino. Toma-se o calendário como modelo de organização e gerenciamento das atividades escolares, e de observações e contatos pessoais com os atores educacionais em uma escola, para levantar algumas considerações críticas sobre a disposição do ritmo do tempo escolar a partir da análise do calendário de uma escola pública do Ensino Médio do sistema de ensino do Estado de São Paulo.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Chizzotti, A., & Bocchi, R. M. B. (2016). O tempo da escola:: organização, ampliação e qualificação do tempo do ensino escolar. Revista Educação Em Questão, 54(42), 65–89. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10953

Edição

Seção

Artigos