A ressignificação de objetos realizada por crianças no contexto hospitalar

Autores

  • Alice Maria Corrêa Medina Universidade de Brasília- UnB

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14812

Palavras-chave:

Crianças, Adolescentes, Teatro, Ambiente hospitalar

Resumo

A discussão sobre as relações humanas no contexto hospitalar deve ser abordada de forma mais efetiva pela educação, principalmente quando envolve crianças e adolescentes hospitalizados. O estudo apresenta como objetivo principal a utilização da atividade de produção de histórias, como um meio de ressignificação de objetos hospitalares. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo com crianças e adolescentes entre sete a quatorze anos.  Para a aquisição dos dados, utilizou-se a produção de textos e, para a verificação das emoções, foi utilizada uma escala de faces. Os resultados demonstraram modificações entre as relações pessoais dos participantes e entre seus familiares, indicando que é possível transformar o isolamento em união e a tristeza em momentos de descontração na promoção de relações mais humanizadas no contexto hospitalar. Nesse espaço do imaginário, os objetos do ambiente hospitalar poderão se tornar o que a imaginação determinar.

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Biografia do Autor

Alice Maria Corrêa Medina, Universidade de Brasília- UnB

Professora Adjunta da Universidade de Brasília- UnB
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - UnB
Docente da Faculdade de Educação Física - UnB

Mestrado em Educação Física- UCB/RJ
Doutorado - Ciências da Saúde - UnB
Pós-doutorado - Ciências Sociais - PUC/SP
Pós -doutorado - Educação - UnB
Áreas:
- Estudos sobre o corpo/ produção de sentidos/corpo ambiental e cultural;
- Aprendizagens/Construção do Conhecimento/Educação Infantil.

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

Medina, A. M. C. (2018). A ressignificação de objetos realizada por crianças no contexto hospitalar. Revista Educação Em Questão, 56(50). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14812

Edição

Seção

Artigos