Recursos Públicos investidos na Educação Infantil:

uma análise das consultorias internacionais

Autores

  • Dulce Mara Langhinotti Carpes Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
  • Ângela Mara De Barros Lara

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17508

Palavras-chave:

Recursos Públicos. Educação Infantil. Consultorias. Organismos Internacionais.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar como se viabilizaram os recursos públicos destinados à implementação da política nacional para educação infantil por intermédio de convênios firmados pelo Brasil com os organismos internacionais para contratação de consultorias no período de 2012 e 2013. No intuito de subsidiar os argumentos, foram consultadas as concepções dos organismos internacionais, Organização dos Estados Ibero-americanos e Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura. Analisaram-se os documentos do Ministério da Educação – Relatórios de Gestão do Ministério da Educação, referentes à Secretaria da Educação Básica e Coordenação Geral da Educação Infantil dos anos de (2012-2013). A construção do referencial e as análises foram desenvolvidas à luz do materialismo histórico-dialético. A análise dos dados caracteriza-se como qualitativa e se deu por meio da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Dentre os resultados, constatou-se que os recursos públicos foram viabilizados na perspectiva de uma política focalizada, na lógica da redução de gastos.

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Publicado

06-08-2019

Como Citar

Langhinotti Carpes, D. M., & Lara, Ângela M. D. B. (2019). Recursos Públicos investidos na Educação Infantil: : uma análise das consultorias internacionais. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17508

Edição

Seção

Artigos