As finalidades dos sistemas de educação brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19288

Palavras-chave:

Finalidades da educação. Desenvolvimento da pessoa. Cidadania. Trabalho.

Resumo

Este artigo analisa as finalidades da educação escolar. Os debates eleitorais expuseram, nas tensões da retórica, um conjunto discrepante de opiniões sobre as finalidades e as responsabilidades da educação escolar. Os discursos dos candidatos, dos educadores e dos pesquisadores e a participação de diferentes grupos sociais nas discussões sobre educação trouxeram para o espaço público a importância da educação escolar para a construção do projeto político do Estado brasileiro. Esta pesquisa sintetiza essas manifestações e faz uma análise bibliográfica das finalidades da educação para explicitar quais são as finalidades fundamentais dos sistemas de ensino nacionais. O artigo analisa as três finalidades prospectivas da educação definidas na Constituição Brasileira: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. São questões antigas, permanentes e sempre atuais nos sistemas nacionais de educação, historicamente fundamentais para construir-se um Estado e uma sociedade democrática, que garanta a Educação Básica universal para todos os brasileiros.

 

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Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, PUC-SP

Possui graduação em Educação pela Faculdade N S Medianeira (1972), graduação em filosofia do curso do Seminario Central do Ipiranga validado pela complementação filosofica, cf Decreto Lei 1051 de 21 de outubro de 1969; bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal e Uberlândia; mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutorado em Educação: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUCSP; Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da educação, políticas públicas de educação e currículo, e pesquisas em ciências humanas.

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Publicado

07-02-2020

Como Citar

Chizzotti, A. (2020). As finalidades dos sistemas de educação brasileiros. Revista Educação Em Questão, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19288

Edição

Seção

Artigos