Tudo acontece no jardim secreto

diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20398

Palabras clave:

Inclusión. Infancia. Procesos de socialización. Cultura de pares.

Resumen

En este texto, desde la Sociología de la Infancia, nuestro objetivo es discutir e interpretar cómo la infancia y la inclusión dialogan en el contexto de la película “El jardín secreto”, producida en 1993, bajo la dirección de Agnieszka Holland, a partir de una adaptación del clásico cuento de hadas “The Secret Garden”, de Frances Hodgson Burnett (1911). La discusión teórica está anclada en estudios de Plaisance (2004; 2005; 2006; 2010; 2015), Corsaro (2011), Sarmento (2004; 2005) e Ferreira (2004). Cuando miramos la infancia y la inclusión en la perspectiva de la Sociología de la Infancia, vemos diálogos interdisciplinarios con respecto a las tendencias teóricas y conceptuales. Estos se complementan entre sí y causan posibilidades de mestizaje en la construcción de nuevos conocimientos, especialmente cuando la inclusión, la infancia y la imaginación, en una relación de interdependencia, provocan la quimera y la superación del modelo tradicional de procesos de socialización basados en la cultura de pares.

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Biografía del autor/a

Idorlene da Silva Hoepers, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Possui graduação em Pedagogia (2003), graduação em Ciências da Computação (1995), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2017) com inserção de pesquisa no Instituto Politécnico do Porto (PPorto - Portugal). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. atuando como docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: aprendizagem, formação de professores;, educação, educação inclusiva e ensino. Desempenha a função de Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica do IFC (2018 - 2020). Exerce a função de Coordenadora Institucional do Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) (2018-2020) vinculado ao Programa de Residência Pedagógica Institucional.

Alexandre Vanzuita, Universidade Federal do Paraná - UFPRInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011 e 2013-2015). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC (2014-2016). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

Jéssica Albino, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade São Luís de Educação e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia. Atualmente é Pedagoga Social na Prefeitura Municipal de Penha, vinculada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) deste município. Possui experiência em docência no Ensino Superior (professora substituta no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú) e Orientação Educacional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú (SC).

Citas

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Publicado

03-09-2020

Cómo citar

Hoepers, I. da S., Vanzuita, A., & Albino, J. . (2020). Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância. Educación En Cuestión, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20398