Elaboração de um framework para MOOC na Formação Contínua de Professores
scoping literature review
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21672Palabras clave:
Massive Open Online Courses. Scoping Literature Review. Formación continua de profesores. Framework.Resumen
O presente artigo decorre de uma investigação que tem como objetivo contribuir para a estruturação de um referencial para caracterizar Massive Open Online Courses, no âmbito da formação contínua de professores. Neste artigo iremos identificar quais as dimensões que a literatura assinala como adequadas para o design de MOOC. Para isso iremos adotar a abordagem qualitativa scoping literature review, cujo propósito passa por identificar e analisar dimensões formuladas em trabalhos relevantes publicados na área. Foi possível identificar um conjunto de necessidades relacionadas com as ofertas formativas para professores e questões de design de cursos massivos no âmbito da formação contínua de professores. Por aplicação de critérios de elegibilidade foram selecionados para análise nove artigos. Os resultados revelam a existência de um conjunto de recursos e decisões a valorizar e destacar aquando da implementação de cursos massivos para a formação contínua de professores, nomeadamente, os conteúdos, a avaliação, a descrição geral do curso, o público-alvo e a abordagem pedagógica.
Descargas
Citas
ALARIO-HOYOS, Carlos; PÉREZ-SANAGUSTÍN, Mar; CORMIER, Dave; DELGADO-KLOOS, Carlos. Proposal for a conceptual framework for educators to describe and design MOOCs. Journal of Universal Computer Science, v. 20, n. 1, p. 6–23, 2014.
AMADO, Carolina Batalha de Oliveira Pascoal; PEDRO, Ana Isabel Ricardo Gonçalves. Desenvolvimento de um referencial para MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua docente. Indagatio Didactica, v. 10, n. 3, p. 21–38, agosto. 2018.
ARKSEY, Hillary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: Towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology: Theory and Practice, v. 8, n. 1, p. 19–32, 2005.
BALULA, Ana. The promotion of digital inclusion through MOOC design and use: a literature review. Indagatio Didactica, v. 7, n. 1, p. 145–164, julho. 2015.
CONOLE, Grainne. MOOCs as disruptive technologies: strategies for enhancing the learner experience and quality of MOOCs. Revista de Educación a Distancia (RED), n. 50, n. 2, p. 1–18, julho. 2016.
GONÇALVES, Bruno Miguel Fernandes; TORRES, Ester; CHUMBO, Isabel; GONÇALVES, Vítor. Massive Open Online Courses (MOOC) na formação contínua de professores: Um estudo de caso. Revista Onis Ciência, v. III, n. 10, p. 5–21, maio/agosto. 2015.
GONÇALVES, Bruno Miguel Fernandes; GONÇALVES, Vitor Manuel Barrigão. MOOC: um aliado para a formação contínua de professores. In: I CONGRESO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE RECURSOS EDUCATIVOS INNOVADORES (CIREI), 2015, Espanha. Anais […]. Espanha: Universidad de Alcalá, 2015.
JOBE, William; ÖSTLUND, Christian; SVENSSON, Lars. MOOCs for Professional Teacher Development. In: SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY AND TEACHER EDUCATION, 2014. Florida. Anais […]. Florida: Jacksonville.
KLOBAS, Jane; MACKINTOSH, Bruce; MURPHY, Jamie. The Anatomy of MOOCS. In: KIM, Paul (Org.). Massive Open Online Courses: The MOOC Revolution. New York: Routledge, 2015.
LEVAC, Danielle; COLQUHOUN, Heather; O’BRIEN, Kelly K. Scoping studies: Advancing the methodology. Implementation Science, v. 5, n. 69, p. 1–9, 2010.
PETERSON, J.; PEARCE, Patricia F.; FERGUSON, Laurie Anne; LANGFORD, Cynthia A. Understanding scoping reviews: Definition, purpose, and process. Journal of the American Association of Nurse Practitioners, v. 29, n. 1, p. 12–16, 2017.
PHAM, Mai T.; RAJI?, Andrijana; GREIG, Judy D.; SARGEANT, Jan M.; PAPADOPOULOS, Andrew; MCEWEN, Scott A. A scoping review of scoping reviews: Advancing the approach and enhancing the consistency. Research Synthesis Methods, v. 5, n. 4, p. 371–385, jan/julho, 2014.
POZZI, Francesca.; CONOLE, Grainne. Quale futuro per i MOOC in Italia? What is the future for MOOCs In Italy? Tecnologie Didattiche, v. 22, n. 3, p. 173–182, 2014.
RHOADS, Robert A. MOOCs, high technology, and higher learning. Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 2015.
YUAN, Li; POWELL, Stephen. MOOCs and Open Education: Implications for Higher Education. MOOCs and Open Education Around the World. Bolton, England: JISC Cetis, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.