A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23212

Palavras-chave:

Educação de surdos. Surdo. História da educação. Império no Brasil.

Resumo

A educação de surdos teve início em muitos países a partir do século XIX por meio da influência do Instituto Nacional de Surdos de Paris, fundado no século XVIII. Foi o caso do Brasil com a fundação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, no Rio de Janeiro. Outro país que inaugurou este tipo de educação no mesmo século foi Portugal, porém com outra linhagem, a sueca. Assim sendo, este estudo objetiva destacar as possíveis influências que o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos do Brasil recebeu do Instituto Nacional de Surdos de Paris e do Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos de Lisboa, em relação à proposta pedagógica e trabalho de reabilitação. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental e bibliográfica. O estudo possibilitou compreender que o Instituto brasileiro assimilou vários aspectos do legado europeu, entre eles elementos do currículo e formação profissional para os alunos surdos.

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Biografia do Autor

Paulo Vaz de Carvalho, Universidade Católica Portuguesa

Paulo Vaz de Carvalho, Doutor em Ciências da Saúde- Linguística da Língua Gestual Portuguesa, Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em História com especialização em Educação de Crianças e Jovens Surdos. Investigador integrado no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa e Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Coordenador de diversos projetos de âmbito nacional e internacional. Autor de diversos livros e artigos.

Orquídea Coelho

Orquídea Coelho, Mestre e Doutora em Ciências da Educação, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Investigadora sénior/principal do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Coordenadora da DeafCoPIn- Deaf Studies. Coordenadora de equipas portuguesas em diversos projetos Internacionais. Membro da Comissão de Ética da Universidade do Porto (CEUP). Desenvolve a sua actividade de investigação, docência e orientação de trabalhos académicos (Mestrados, Doutoramentos, Doutoramentos Sanduíche, e Pós-Doutoramentos), no âmbito dos Estudos Surdos e da Educação de Surdos, áreas nas quais conta com diversos trabalhos publicados e comunicações apresentadas, em Portugal e no estrangeiro.

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Publicado

09-02-2021

Como Citar

Geciauskas Sofiato, C., Vaz de Carvalho, P., & Coelho, O. (2021). A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus. Revista Educação Em Questão, 59(59). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23212

Edição

Seção

Artigos