As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24072

Palabras clave:

Derecho a aprender, Familias, Educación especial, Educación inclusiva

Resumen

El texto tiene como objetivo, discutir el papel de las familias y la lucha por el derecho de los estudiantes de la educación especial al aprendizaje dentro de las escuelas ordinarias. El estudio es cualitativo y para esta discusión, nos basamos en la Teoría Crítica de los Derechos Humanos, construida por Flores (1985, 2008, 2010, 2011). Para la obtención de los datos, realizamos la técnica de grupo focal en un foro, compuesto por padres de alumnos matriculados en diferentes escuelas de un municipio de la Región Metropolitana de la Grande Vitória/ES. El análisis indica que la consolidación del derecho a aprender necesita de la interconexión con otros derechos, mientras que avanza el proceso de lucha de las familias para garantizar el derecho a la educación de los niños, cuando ellos ya no son invisibles para la escuela.

 

 

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Biografía del autor/a

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019). É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci. Organizador e autor de livros. Realiza formação de professores na área de Educação Especial, Deficiência Visual, COVID-19, pessoas com deficiência e educação especial e Atendimento Educacional Especializado. 

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação e do Mestrado em Educação na modalidade Profissional do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado - UFRRJ. Doutorado, Mestrado em Educação e graduada em Pedagogia pela UFES. Na graduação tem habilitação no magistério da Educação Especial e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como Professora das Séries Inicias do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foi Professora (2003 -2008) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola Superior São Francisco de ASSIS - ESFA (2004 -2008), Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (2013-2017). É membro do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão de Educação Especial (Grufopees) e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp) da UFES.

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Publicado

18-08-2021

Cómo citar

Ferrari de Melo, D. C. ., & Caetano Mafezoni, A. (2021). As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum. Educación En Cuestión, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24072