Avaliação e expansão da Pós-Graduação em Educação no Brasil e no Nordeste

assimetrias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24454

Palavras-chave:

Pós-graduação; expansão; avaliação; assimetrias regionais.

Resumo

O artigo objetiva analisar como as políticas implementas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem refletido na expansão e na avaliação dos Programas de Pós-graduação em educação no Brasil, com destaque para a região Nordeste. Parte do pressuposto que as políticas adotadas na pós-graduação, assumem uma lógica de eficiência e produtividade que incentivam a competitividade entre os programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que usou como procedimentos metodológicos, análises documentais e elaboração de séries estatísticas tomando como referência os dados disponibilizados pelo Sistema de Informações Georefenciadas (Geocapes). O estudo mostra que as políticas concebidas pela Capes propiciaram uma expansão do sistema de pós-graduação, a adoção de novos formatos de programas e que o processo de avaliação tem sido utilizado como forma de garantir a qualidade dos mesmos, ranqueando os programas e aumentando as assimetrias regionais.

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Publicado

19-07-2021

Como Citar

Duarte Araújo Castro, A. M. ., & da Costa Fernandes Oliveira, L. M. . (2021). Avaliação e expansão da Pós-Graduação em Educação no Brasil e no Nordeste: assimetrias e desafios. Revista Educação Em Questão, 59(59). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24454

Edição

Seção

Artigos