Movimentando pensamentos e criações no experienciar docências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID28977

Palavras-chave:

Pesquisa-criação, Cartografia, Disciplinas, Formação de Professores

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa teoricamente envolvida com a Filosofia da Diferença com o intuito de analisar os processos criativos no experienciar docências em dois cursos de formação de professores. Os efeitos expressivos são uma cartografia entre as disciplinas: Escola e Cultura (Unicamp) e Biologia e Cultura (Universidade Federal de Uberlândia - UFU). A cartografia como metodologia de pesquisa proporcionou o pensar como rizoma, intervalar entre, em conexão e não em hierarquias. O entre nunca é o decalque, é sempre a criação, a abertura. Entendemos que, no exercício da docência, colocar o pensamento em movimento é um desafio, um exercício em que, além da palavra escrita, as imagens têm um papel fundamental. Também nos ancoramos na metodologia da pesquisa-criação, modo de fazer pesquisa que é corporalmente experimental. Os achados mostraram que o ato criativo aconteceu por caminhos que envolveram a proposição-provocação a partir de materiais advindos de distintas artes, que proporcionaram aprendizagens diferenciadas.

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Biografia do Autor

Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Universidade Federal de Uberlândia

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNICAMP). Integra o Instituto de Biologia dessa Universidade. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU). É Pesquisadora do UIVO − Matilha de estudos em criação, arte e vida.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

É prof. Dr. da Universidade Estadual de Campinas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho).

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Estevinho, L. de F. D., & Amorim, A. C. R. de. (2022). Movimentando pensamentos e criações no experienciar docências. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID28977

Edição

Seção

Artigos