Livros escolares e imprensa educacional periódica dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, Brasil, 1870-1939
Palabras clave:
livros escolares. Imigração e escola. Imprensa pedagógica.Resumen
A partir da ênfase na formação dos Estados Nacionais entendia-se que a escolarização do povo era uma promissora estratégia para a formação do ”homem novo” para se chegar à desejada sociedade democrática. Nesse contexto, a imprensa pedagógica começou a ser privilegiada como um mecanismo fecundo para a dinamização do processo escolar. O objetivo do presente texto é examinar a produção dos livros escolares entre imigrantes alemães no Brasil, salientando que, a partir da década de 1870, iniciou atenção especial das igrejas da imigração, católica e evangélico-luterana, na produção da imprensa pedagógica. Tratava-se de uma estratégia de oposição à crescente formação do Estado Nacional, laico, que também recorria ao processo escolar como estratégia de sua afirmação. Nesse contexto os imigrantes alemães produziram expressivo número de livros e periódicos escolares, especialmente de 1870 até 1939, quando a imprensa na língua dos imigrantes foi proibida pelos decretos governamentais de nacionalização do ensino. No texto, além das informações introdutórias, analisa-se a tradição escolar entre os imigrantes, o contexto favorável para a produção da imprensa educacional e os periódicos e livros escolares elaborados e impressos para as escolas da imigração alemã, especialmente no estado do Rio Grande do SulDescargas
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Publicado
15-04-2008
Cómo citar
Kreutz, L. (2008). Livros escolares e imprensa educacional periódica dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, Brasil, 1870-1939. Educación En Cuestión, 31(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3904
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Artigos
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