Livros de leitura nas aulas de primeiras letras no Rio Grande do Sul no século XIX

Autores/as

  • Elomar Tambara

Palabras clave:

Texto de leitura. Manuais didáticos. História da educação do Rio Grande do Sul.

Resumen

O objetivo principal, nesta investigação, foi identificar e tipificar os textos de leitura utilizados nas escolas primárias na província de São Pedro do Rio Grande do Sul no século XIX. O que se buscou, fundamentalmente, é a comprovação empírica que demonstre, com a maior objetividade possível, quais eram os livros de leitura utilizados para constituir o processo de aquisição dessa habilidade. Com a análise de mais de 400 ”inventários” de utensílios existentes em aulas de primeiras letras, analisou-se a natureza desses textos e a transformação por que eles passaram em termos de autoria e de perspectivas políticodoutrinárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elomar Tambara

Prof. Dr. Elomar Tambara | Universidade Federal de Pelotas - UFpel | E-mail: tambara@ufpel.tche.br

Publicado

15-04-2008

Cómo citar

Tambara, E. (2008). Livros de leitura nas aulas de primeiras letras no Rio Grande do Sul no século XIX. Educación En Cuestión, 31(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3906