Livros de leitura nas aulas de primeiras letras no Rio Grande do Sul no século XIX
Palabras clave:
Texto de leitura. Manuais didáticos. História da educação do Rio Grande do Sul.Resumen
O objetivo principal, nesta investigação, foi identificar e tipificar os textos de leitura utilizados nas escolas primárias na província de São Pedro do Rio Grande do Sul no século XIX. O que se buscou, fundamentalmente, é a comprovação empírica que demonstre, com a maior objetividade possível, quais eram os livros de leitura utilizados para constituir o processo de aquisição dessa habilidade. Com a análise de mais de 400 ”inventários” de utensílios existentes em aulas de primeiras letras, analisou-se a natureza desses textos e a transformação por que eles passaram em termos de autoria e de perspectivas políticodoutrinárias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.