Os livros didáticos de história do Brasil na escola secundária brasileira no século XIX, sob a égide das idéias européias

Autores/as

  • Ariclê Vechia

Palabras clave:

Livro didático. História do Brasil. Ensino secundário.

Resumen

O ensino de História do Brasil na escola secundária brasileira teve início após a fundação do Collegio de Pedro II em 1837. Os livros didáticos de História do Brasil, então adotados, eram, em sua grande maioria, de autores brasileiros, no entanto, o conhecimento veiculado em suas obras tinha como matriz a produção historiográfica européia sobre a História do Brasil, notadamente a de autores ingleses, franceses e alemães. Muito embora até 1822 já existisse uma vasta literatura sobre o Brasil, a produção de obras nacionais, que sistematizassem a documentação inédita e a produção já existente, ou seja, a produção de uma História ”Geral” do Brasil, foi lenta e tardia. Em que pese a visão teórico-metodológica que cada autor de livro didático possa ter dado à sua obra, o conhecimento sobre História do Brasil sob a ótica de europeus foi o difundido para muitas gerações de brasileiros

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Biografía del autor/a

Ariclê Vechia

Profa. Dra. Ariclê Vechia | Universidade Tuiuti do Paraná | Programa de Pós-Graduação em Educação | Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e História Cultura Escolar e Práticas Pedagógicas E-mail: arikele@hotmail.com

Publicado

15-04-2008

Cómo citar

Vechia, A. (2008). Os livros didáticos de história do Brasil na escola secundária brasileira no século XIX, sob a égide das idéias européias. Educación En Cuestión, 31(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3907