Os livros didáticos de história do Brasil na escola secundária brasileira no século XIX, sob a égide das idéias européias
Keywords:
Livro didático. História do Brasil. Ensino secundário.Abstract
O ensino de História do Brasil na escola secundária brasileira teve início após a fundação do Collegio de Pedro II em 1837. Os livros didáticos de História do Brasil, então adotados, eram, em sua grande maioria, de autores brasileiros, no entanto, o conhecimento veiculado em suas obras tinha como matriz a produção historiográfica européia sobre a História do Brasil, notadamente a de autores ingleses, franceses e alemães. Muito embora até 1822 já existisse uma vasta literatura sobre o Brasil, a produção de obras nacionais, que sistematizassem a documentação inédita e a produção já existente, ou seja, a produção de uma História ”Geral” do Brasil, foi lenta e tardia. Em que pese a visão teórico-metodológica que cada autor de livro didático possa ter dado à sua obra, o conhecimento sobre História do Brasil sob a ótica de europeus foi o difundido para muitas gerações de brasileirosDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-04-2008
How to Cite
Vechia, A. (2008). Os livros didáticos de história do Brasil na escola secundária brasileira no século XIX, sob a égide das idéias européias. Journal Education in Question, 31(17). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3907
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.