Que educação escolar no meio rural do Rio Grande do Norte (1940-1980)?
Palabras clave:
Educação. Escolarização. Políticas públicas. Saber sistematizado. Populações rurais.Resumen
O texto descreve e analisa experiências desenvolvidas no âmbito da educação escolar, no meio rural do Rio Grande do Norte, de 1940 a 1980; principalmente, recupera recortes de como o autor foi alfabetizado, bem como alfabetizou alunos no meio rural onde residia, em condições bastante comuns no contexto do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, quais sejam: as classes multisseriadas, a utilização da Carta de ABC, da Tabuada, das Cartilhas, e do Exame de Admissão ao Ginásio, sob a orientação do método monitorial/mútuo. Põe em destaque as políticas educacionais para a educação básica, que propunham, para o meio rural, a adaptação curricular às peculiaridades locais, já a partir do 8º Congresso Brasileiro de Educação no ano de 1942, uma das tendências ali fortemente debatidas e que foi retomada, com ênfase, nos anos 1980. Conclui que os resultados obtidos nas classes multisseriadas, até os primeiros anos da década de 1970, eram satisfatórios, e os alunos aprendiam com relativa qualidade que lhes permitia continuar os estudos nos níveis seguintes, chamando a atenção para que o discurso da adaptação deva ser entendido como recurso auxiliar ao ensino, um ponto de partida.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-04-2008
Cómo citar
Souza, J. N. de. (2008). Que educação escolar no meio rural do Rio Grande do Norte (1940-1980)?. Educación En Cuestión, 31(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3908
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.