Que educação escolar no meio rural do Rio Grande do Norte (1940-1980)?

Autores

  • José Nicolau de Souza

Palavras-chave:

Educação. Escolarização. Políticas públicas. Saber sistematizado. Populações rurais.

Resumo

O texto descreve e analisa experiências desenvolvidas no âmbito da educação escolar, no meio rural do Rio Grande do Norte, de 1940 a 1980; principalmente, recupera recortes de como o autor foi alfabetizado, bem como alfabetizou alunos no meio rural onde residia, em condições bastante comuns no contexto do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, quais sejam: as classes multisseriadas, a utilização da Carta de ABC, da Tabuada, das Cartilhas, e do Exame de Admissão ao Ginásio, sob a orientação do método monitorial/mútuo. Põe em destaque as políticas educacionais para a educação básica, que propunham, para o meio rural, a adaptação curricular às peculiaridades locais, já a partir do 8º Congresso Brasileiro de Educação no ano de 1942, uma das tendências ali fortemente debatidas e que foi retomada, com ênfase, nos anos 1980. Conclui que os resultados obtidos nas classes multisseriadas, até os primeiros anos da década de 1970, eram satisfatórios, e os alunos aprendiam com relativa qualidade que lhes permitia continuar os estudos nos níveis seguintes, chamando a atenção para que o discurso da adaptação deva ser entendido como recurso auxiliar ao ensino, um ponto de partida.

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Biografia do Autor

José Nicolau de Souza

Profº Dr. José Nicolau de Souza | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) | Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) | Integrante da Base de Pesquisa Políticas e Gestão de Educação | E-mail: nicolaudesouza@yahoo.com.br

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Publicado

15-04-2008

Como Citar

Souza, J. N. de. (2008). Que educação escolar no meio rural do Rio Grande do Norte (1940-1980)?. Revista Educação Em Questão, 31(17). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3908

Edição

Seção

Artigos