A reinvenção da gestão dos sistemas de ensino: uma discussão do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007)v

Autores/as

  • Flávia Obino Corrêa Werle

Palabras clave:

Administração da educação. Planejamento da educação. Política educacional.

Resumen

O texto consiste numa análise de documentos de políticas. Desdobra-se em dois momentos. Um demonstra a base democrática e descentralizadora de algumas políticas; o outro, a natureza gerencialista de outras políticas educacionais. Considera a Constituição Federal, a Lei n° 9.394/96 e o Plano Nacional de Educação − PNE – de 2001, como políticas voltadas para a valorização do regime de colaboração e da gestão democrática. O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE – de 2007, ilustra a importância do poder executivo na definição das políticas educacionais brasileiras. Ele evidencia o uso de processos de gestão orientados para resultados mensuráveis e comparáveis. Demonstra, também, que a reestruturação da gestão dos sistemas educativos públicos no país está nas mãos do poder público federal. É uma reinvenção que se faz pela centralização das decisões e pela avaliação como controle dos resultados.

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Biografía del autor/a

Flávia Obino Corrêa Werle

Profa. Dra. Flávia Obino Corrêa Werle Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós-Graduação em Educação Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C Orientadora de Doutorado E-mail |flaviaw2008@gmail.com 

Publicado

15-08-2009

Cómo citar

Werle, F. O. C. (2009). A reinvenção da gestão dos sistemas de ensino: uma discussão do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007)v. Educación En Cuestión, 35(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3958