Dificuldades de aprendizagem da escrita em escolares de 1ª a 4ª séries do ensino público

Autores/as

  • Simone Aparecida Capellini
  • Ana Paula Krempel Jurca Butarelli
  • Giseli Donadon Germano

Palabras clave:

Aprendizagem. Escrita. Avaliação.

Resumen

Este estudo tem por objetivo caracterizare comparar as dificuldades da escritade escolares de 1ª a 4ª série do ensinopúblico. Participaram deste estudo 80escolares divididos em: GI (20 escolaresda 1ª série), GII (20 escolares da 2ªsérie), GIII (20 escolares da 3ª série) eGIV (20 escolares da 4ª série). Comoprocedimento, aplicou-se a Avaliaçãode Dificuldades na Aprendizagem daEscrita. Os resultados revelaram dificuldadesde aprendizagem média nosescolares do GI (maiores médias de errosna escrita). Com o aumento da seriação,ocorreu diminuição da média desseserros do GI para o GIV. Os escolaresdeste estudo se encontram em processode construção e apropriação do sistemade escrita, uma vez que a média de errosna escrita diminuiu com o aumento daseriação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Aparecida Capellini

Dra. Simone Aparecida CapelliniUniversidade Estadual Paulista | UNESP | Marília | SPFaculdade de Filosofia e CiênciasDepartamento de FonoaudiologiaGrupo de Pesquisa Linguagem, Aprendizagem, EscolaridadeE-mail | sacap@uol.com.br

Ana Paula Krempel Jurca Butarelli

Fonoaudióloga Ana Paula Krempel Jurca ButarelliUniversidade Estadual Paulista | UNESP | Marília | SPFaculdade de Filosofia e CiênciasDepartamento de FonoaudiologiaE-mail | anajurca@ig.com.br

Giseli Donadon Germano

Ms. Giseli Donadon GermanoUniversidade Estadual Paulista | UNESP | Marília | SPFaculdade de Filosofia e CiênciasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Linguagem, Aprendizagem, EscolaridadeE-mail | giseliger@yahoo.com.br

Publicado

15-04-2010

Cómo citar

Capellini, S. A., Butarelli, A. P. K. J., & Germano, G. D. (2010). Dificuldades de aprendizagem da escrita em escolares de 1ª a 4ª séries do ensino público. Educación En Cuestión, 37(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3981