A escolha profissional dos homens pela docência na escola “primária”

Autores/as

  • Amanda Oliveira Rabelo

Palabras clave:

Professores do sexo masculino. Gênero. Escolha profissional.

Resumen

Este artigo é um estudo comparativo sobre oprofessor do sexo masculino que trabalha noensino público primário do Rio de Janeiro –Brasil e em Aveiro – Portugal. Pretendemos,fundamentalmente, investigar os motivos daescolha profissional desses professores queenveredam por uma área tipicamente associadacom o feminino. Para tal, analisamosa justificativa de escolha profissional dessesprofessores, com base em questionários eentrevistas que efetuamos com os mesmos.Assinalamos que as representações associadasaos “atributos ditos femininos” exercemgrande influência na escolha profissional dosprofessores do sexo masculino dado que aporcentagem de professoras primárias é altíssimae a de professores primários muito baixa.Entretanto, demonstramos que o homempode escolher essa atividade por gosto e tersucesso, ou seja, que são indivíduos capazesde exercer essa profissão independente dospreconceitos de gênero na educação.

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Biografía del autor/a

Amanda Oliveira Rabelo

Profa. Dra. Amanda Oliveira RabeloUniversidade de Coimbra | CoimbraFaculdade de Psicologia e Ciência da Educação | FCTEmail | amandaorabelo@hotmail.com

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Oliveira Rabelo, A. (2011). A escolha profissional dos homens pela docência na escola “primária”. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4000