A escolha profissional dos homens pela docência na escola “primária”
Palabras clave:
Professores do sexo masculino. Gênero. Escolha profissional.Resumen
Este artigo é um estudo comparativo sobre oprofessor do sexo masculino que trabalha noensino público primário do Rio de Janeiro –Brasil e em Aveiro – Portugal. Pretendemos,fundamentalmente, investigar os motivos daescolha profissional desses professores queenveredam por uma área tipicamente associadacom o feminino. Para tal, analisamosa justificativa de escolha profissional dessesprofessores, com base em questionários eentrevistas que efetuamos com os mesmos.Assinalamos que as representações associadasaos “atributos ditos femininos” exercemgrande influência na escolha profissional dosprofessores do sexo masculino dado que aporcentagem de professoras primárias é altíssimae a de professores primários muito baixa.Entretanto, demonstramos que o homempode escolher essa atividade por gosto e tersucesso, ou seja, que são indivíduos capazesde exercer essa profissão independente dospreconceitos de gênero na educação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2011
Cómo citar
Oliveira Rabelo, A. (2011). A escolha profissional dos homens pela docência na escola “primária”. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4000
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.