Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias

Autores/as

  • Vilma Aparecida de Pinho Pinho

Palabras clave:

Jovens negros. Escolarização. Violência social.

Resumen

O trabalho busca investigar as trajetórias de vida e de escolarização de jovens negros em processo de “ressocializacao", visando averiguar os fatores sociais que os levaram a ser considerados em conflito com alei. As analises foram realizadas a luz doaporte teórico das relações etnico-raciais,com ênfase nos enfoques teorico-metodologicos da dialética e da fenomenologia. Os resultados indicam que as condições de pobreza material e não material herdadas de gerações anteriores e o contexto escolar contribuem fortemente para a construção da situação atual desses jovens, que enfrentam a naturalização do racismo, evidenciada em diferentes momentos das narrativas produzidas pelos componentes do universo empírico desta pesquisa.

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Biografía del autor/a

Vilma Aparecida de Pinho Pinho

Profa. Dra. Vilma Aparecida de PinhoUniversidade Federal do Pará | UFPAFaculdade de Educação | Campus Universitário de AltamiraCoordenadora do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas | GEABI | UFPAE-mail | vil_mapi@hotmail.comE-mail | vilmapinho@ufpa.br

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Pinho, V. A. de P. (2011). Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4004