Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão

Autores/as

  • Clarice Santiago Silveira
  • Sílvia Maria Nóbrega-Therrien

Palabras clave:

Estado da questão. Formação docente. Pesquisa. Educação básica.

Resumen

Este trabalho apresenta a elaboração do Estado da Questão-EQ de um projeto de dissertação que tem como tema “pesquisa e formação de professores da Educação Básica”. O EQ possibilita conhecer o panorama dessa área de interesse e, ainda, identificar que contribuições a pesquisa em andamento trará para o conhecimento científico. O levantamento de dados foi feito no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos Anais das Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ficou evidente a contribuição do estudo para o debate sobre a temática, indicando possibilidade de apreensão de novos elementos científicos, pois direcionará a perspectiva para professores desse nível de ensino, que concluíram o Mestrado em Educação, foco ainda não priorizado nos estudos coletados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarice Santiago Silveira

Ms. Mestranda Clarice Santiago SilveiraUniversidade Estadual do Ceará | UECE | FortalezaCentro de Educação | CEDCurso de Mestrado Acadêmico em Educação | CMAEGrupo de Pesquisa Educação Cultura Escolar e Sociedade | EDUCASGrupo de Pesquisa Educação e Saúde Coletiva | GPESCBolsista Demanda Social CAPESE-mail| clarice.santiago@yahoo.com.br

Sílvia Maria Nóbrega-Therrien

Profa. Dra. Sílvia Maria Nóbrega-TherrienUniversidade Estadual do Ceará | UECE | FortalezaCentro de Educação | CEDCurso de Mestrado Acadêmico em Educação | CMAEGrupo de Pesquisa Educação Cultura Escolar e Sociedade | EDUCASGrupo de Pesquisa Educação e Saúde Coletiva | GPESCBolsista de Produtividade CNPqE-mail | silnth@terra.com.br

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Silveira, C. S., & Nóbrega-Therrien, S. M. (2011). Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4008