“Um espectro ronda...” A escola, agora em banda larga

Autores/as

  • Henrique Garcia Sobreira
  • Alita Sá Rego
  • Felype Lopes Bastos
  • Henrique de Sá Bastos
  • Jairo Vanuci Freitas Filho
  • Paula Andrea Morrone Aragão de Moura
  • Rodrigo Mesquita da Silva

Palabras clave:

Midias digitais. TV por IP. Formação de professores.

Resumen

O artigo trata das possibilidades da utilização
dos equipamentos de gravação e de transmissão
de sinais de áudio e de vídeo por meio
da internet, como alternativas de Formação de
Professores, a partir do contexto determinado
pelo “acesso de massa” a novos modos de produção,
gravação e transmissão de conteúdo
audiovisual. As atividades e os resultados da
pesquisa revelam uma série de efeitos subjetivos
entre os “habitantes” desses cursos, que passam
ao largo da questão das aceleradas mudanças
no tecido social, determinadas pela disseminação
do acesso às tecnologias de comunicação.
Se o discurso sobre “exclusão digital” ainda
faz sentido, hoje, nos deparamos com uma
realidade mais complexa, pois um dos mais distribuídos
“bens materais” da atualidade passou
a ser a “capacidade de download” (esfera do
consumo). Mas a oferta (blogsfera, MySpace,
Twitter etc.) sugere que a demanda pode ser o
desenvolvimento da “capacidade de upload”

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Garcia Sobreira

Prof. Dr. Henrique Garcia SobreiraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminensePrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório de Televisão por Internet IPTV KaxinawáE-mail | hsobreir@uerj.br; hsobreir@ibest.com.br

Alita Sá Rego

Profa. Dra. Alita Sá RegoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminensePrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório Audiovisual | LABORAVE-mail | alitasa@terra.com.br

Felype Lopes Bastos

Graduando Felype Lopes BastosUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminenseGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório de Televisão por Internet IPTV KaxinawáE-mail | felypebastos@hotmail.com

Henrique de Sá Bastos

Graduando Henrique de Sá BastosUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminenseGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório de Televisão por Internet IPTV KaxinawáE-mail | henrique.sa@yahoo.com.br

Jairo Vanuci Freitas Filho

Pedagogo Jairo Vanuci Freitas FilhoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminenseGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório de Televisão por Internet IPTV KaxinawáE-mail | jairovan@oi.com.br

Paula Andrea Morrone Aragão de Moura

Graduanda Paula Andrea Morrone Aragão de MouraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminenseGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório Audiovisual | LABORAVE-mail | paulaandreamorrone@yahoo.com.br

Rodrigo Mesquita da Silva

Mestrando Rodrigo Mesquita da SilvaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | Duque de CaxiasFaculdade de Educação da Baixada FluminensePrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoGrupo de Pesquisa Formação de Professores Abordagens Múltiplas e AlternativasLaboratório Audiovisual | LABORAVE-mail | wirmonlouco@yahoo.com.br

Publicado

15-12-2010

Cómo citar

Sobreira, H. G., Rego, A. S., Bastos, F. L., Bastos, H. de S., Freitas Filho, J. V., Moura, P. A. M. A. de, & Silva, R. M. da. (2010). “Um espectro ronda.” A escola, agora em banda larga. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4014