O merchandising social em Malhação: estratégias socioeducativas para adolescentes

Autores/as

  • Lídia Miranda Coutinho
  • Elisa Maria Quartiero

Palabras clave:

Novela malhação. Merchandising social. Televisão e juventude.

Resumen

Neste artigo discutimos aspectos da
narrativa do programa Malhação, sua abordagem,
seus modos de endereçamento,
materializados em conteúdos orais e imagéticos,
explícitos e implícitos. Analisamos como
esses conteúdos articulam-se com ações de
merchandising social, que a Rede Globo veicula
no Programa com intuito sócioeducativo.
Explicitamos e polemizamos o conceito de
merchandising social, sua função e lugar na
referida telenovela, tendo como pressuposto
que os adolescentes espectadores – público-
-alvo de Malhação – consomem, incorporam,
reelaboram e ressignificam essas mensagens,
construindo seus conceitos e significados.
A escolha por Malhação deu-se não só por
se enquadrar no formato mais popular da
televisão brasileira, mas também por ser
intencional e declaradamente destinado ao
adolescente, e por isso, estabelecer endereçamento
específico a esse público.

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Biografía del autor/a

Lídia Miranda Coutinho

Profa. Ms. Lídia Miranda CoutinhoUniversidade do Estado de Santa Catarina | UDESC | FlorianópolisFaculdade de EducaçãoSábia Experience | Instituto SapientiaGrupo de Pesquisa Comunicação e os processos de ensino e de aprendizagemE-mail | lidiacoutinho@yahoo.com.br

Elisa Maria Quartiero

Profª Drª Elisa Maria QuartieroUniversidade do Estado de Santa Catarina | UDESC | FlorianópolisFaculdade de EducaçãoCentro de Ciências Humanas e da EducaçãoGrupo de Pesquisa Comunicação e os processos de ensino e de aprendizagemE-mail | f2emq@udesc.br

Publicado

15-12-2010

Cómo citar

Coutinho, L. M., & Quartiero, E. M. (2010). O merchandising social em Malhação: estratégias socioeducativas para adolescentes. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4015