Das formas de ensinar e conhecer o mundo: lições de coisas e método de ensino intuitivo na imprensa periódica educacional do século XIX

Autores/as

  • Vera Teresa Valdemarin
  • Adriana Aparecida Pinto

Palabras clave:

Método de ensino intuitivo. Imprensa periódica educacional. Educação Republicana no Estado de São Paulo.

Resumen

O presente artigo analisa A Eschola Publica,  periódico educacional que circulou no estado de São Paulo em 1893-1894 e 1896-1897, cujos editores, aliados à propagação do ideário republicano no campo educacional, auxiliaram para consolidar o método de ensino intuitivo como instrumento pedagógico eficaz e modernizador. Identifica-se o consenso em torno da pertinência do referido método, bem como as dificuldades que se apresentaram para sua disseminação em sala de aula, principalmente aquelas sobre a preparação dos professores. Tendo como aporte teórico a bibliografia sobre cultura escolar pode-se afirmar que, circulando de modo complementar e paralelo aos manuais didáticos, os artigos d’A Eschola Publica reiteraram as pretensões inovadoras e evidenciaram os limites impostos pela conjuntura educacional, conformando um lugar para discussões que contribuiu para o controle do capital simbólico ali produzido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Teresa Valdemarin

Profa. Dra.Vera Teresa ValdemarinUniversidade Estadual Paulista | UNESP | AraraquaraFaculdade de Ciências e Letras de AraraquaraDepartamento de Ciências da EducaçãoPrograma de Pós Graduação em Educação EscolarGrupo de Estudos sobre Cultura e Instituições Educacionais | GEPCIEE-mail | vera@fclar.unesp.br

Adriana Aparecida Pinto

Profa. Ms. Adriana Aparecida PintoUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul | Campus de CoximCurso de LetrasDoutoranda da Universidade Estadual Paulista | UNESP | AraraquaraPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarGrupo de Estudos sobre Cultura e Instituições Educacionais | GEPCIEE-mail | adrianaufms@gmail.com

Publicado

15-12-2010

Cómo citar

Valdemarin, V. T., & Pinto, A. A. (2010). Das formas de ensinar e conhecer o mundo: lições de coisas e método de ensino intuitivo na imprensa periódica educacional do século XIX. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4018