Os ribeirinhos e sua relação com os saberes

Autores/as

  • Maria Aldecy Rodrigues de Lima
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade

Palabras clave:

Saberes da floresta. Escola. Representações sociais.

Resumen

Viver no interior da floresta é como se fosse uma espécie de autorização para que os moradores construam estratégias de sobrevivência na selva. Cedo aprendem a nadar, a caçar, a pescar. Vivenciam, de perto, o poder da crença no rezador, na medicina da floresta. Tais vivências e andanças os fazem grandes em suas comunidades e miúdos diante da cidade, sobretudo porque a cidade vive um tempo mais veloz: era do consumo exacerbado, do exagero, da competitividade, da tecnologia. Aos moradores ribeirinhos sobra o medo e angústia de um saber pouco valorizado em relação à cultura urbana. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada, a observação do lugar e fotografias da realidade local. Nesse enredo, discutem-se aspectos sobre a cultura ribeirinha, a relação que estabelecem como mundo urbano, o desejo que ultrapassa os limites da floresta.

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Biografía del autor/a

Erika dos Reis Gusmão Andrade

Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão AndradeUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa Processos Discursivos, Mediação e Representações SociaisE-mail | ergandrade@ufrnet.br

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Lima, M. A. R. de, & Gusmão Andrade, E. dos R. (2010). Os ribeirinhos e sua relação com os saberes. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4027