A Europa e a herança cultural da escola
Palabras clave:
Escolarização. Cultura. Europa.Resumen
A Europa constituiu-se como um pequeno continentede grande diversidade étnica e cultural.
Mas as diferentes regiões europeias também
se têm visto, desde a Baixa Idade Média, confrontadas
com forças de convergência que têm
forçado a necessidade de se atender à educação
da população. Para além do esforço
da disseminação da doutrina moral e religiosa
do cristianismo, o incremento das actividades
económicas propiciaram transformações
no tecido social, que levaram a sofisticar a
organização do poder e a própria cultura e
criaram crescentes necessidades de instrução.
Mas essas forças não se apresentaram com a
mesma importância em locais e em períodos
diferentes. São, por isso, evidentes as condições
que forçaram a divergência. Razões de
natureza económica, religiosa e política levaram
a que as regiões protestantes da Europa
avançassem mais rapidamente na generalização
da instrução do que os países católicos.
De qualquer modo, o desenvolvimento económico
obrigou a uma avassaladora expansão
da escolarização nos séculos XIX e XX, tendo
os processos e os conhecimentos escolares
constituído uma cultura transnacional que sustentou
os modos de pensar a organização da
sociedade europeia.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Ferreira, A. G. F. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4038
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.