Marcos regulatórios e arquiteturas acadêmicas na expansão da educação superior brasileira: movimentos indutores
Palabras clave:
Marcos regulatórios. Políticas públicas. Arquiteturas acadêmicas. Internacionalização. Expansão da educação superior.Resumen
A relação entre marcos regulatórios e formatosorganizacionais-institucionais na educação superior(ES) brasileira acompanha os movimentos expansionistas.Sob tal perspectiva, o objetivo deste trabalhoé identificar categorias em marcos regulatórios daexpansão da ES brasileira pós-LDB/1996, expressivosda organização institucional e acadêmicadeste nível de ensino (formatos e modalidades) esuas aproximações com a internacionalizaçãocomo tendência da ES contemporânea. São trazidosconceitos e marcos regulatórios, sinalizada sualinha temporal e apresentadas categorias resultantesde convergências temáticas: expansão pela vianumérica e pela via de ampliação de alternativas;expansão pela produção do conhecimento e pelavia de estratégias de aproximação Universidade-Sociedade orientadas para a emancipação eempreendedorismo, e expansão pela via da avaliaçãoe qualidade. O estudo conclui que a expansãoda educação superior ocorre de formas variadas,está vinculada a marcos regulatórios, à emergênciade formatos institucionais e à internacionalizaçãoda ES presente em todas as categorias . Assim,entender as forças indutoras que subjazem aosmarcos regulatórios e suas marcas e sentidos podesignificar possibilidade de redirecioná-los.Descargas
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Publicado
15-04-2012
Cómo citar
Franco, M. E. D. P., & Costa Morosini, M. (2012). Marcos regulatórios e arquiteturas acadêmicas na expansão da educação superior brasileira: movimentos indutores. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4057
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Artigos
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