Reforma da Educação Profissional no Brasil: marcos regulatórios e desafios

Autores/as

  • Celia Regina Otranto

Palabras clave:

Ensino profissionalizante. Institutos Federais. Política educacional.

Resumen

O artigo apresenta parte de uma pesquisa em andamento,que tem por objetivo investigar a reformada educação profissional brasileira na rede federal,instituída pela Lei nº 11.892/08, registrandoo processo de implantação dos Institutos Federaisde Educação, Ciência e Tecnologia, com base naanálise dos instrumentos legais e nos depoimentosde 107 professores e técnicos-administrativos,alunos e ex-alunos do Mestrado em EducaçãoAgrícola da Universidade Federal Rural do Rio deJaneiro (UFRRJ), lotados em 35 campi dos InstitutosFederais (IFs), localizados nas cinco regiões geográficasdo Brasil. Considerando a brevidade dotempo histórico da reforma que impede análisesmais aprofundadas, o texto apresenta um registrodo processo, e aponta os principais desafios enfrentadospelas instituições para colocar, em prática, aproposta governamental.

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Biografía del autor/a

Celia Regina Otranto

Profa. Dra. Celia Regina OtrantoUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Cidade deSeropédica | RJInstituto de EducaçãoDepartamento de Teoria e Planejamento de EnsinoGrupo de Pesquisa | UNIVERSITAS/RIES | Vinculado ao GT 11 |ANPEdPesquisadora do Programa de Educação Agrícola | PPGEAPesquisadora do Programa de Educação, ContextosContemporâneos e Demandas Populares | PPGEducE-mail | celiaotranto@terra.com.br

Publicado

15-04-2012

Cómo citar

Otranto, C. R. (2012). Reforma da Educação Profissional no Brasil: marcos regulatórios e desafios. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4058