As paixões da alma e a formação humana na perspectiva de Tomás de Aquino

Autores/as

  • Rafael Henrique Santin
  • Terezinha Oliveira

Palabras clave:

História da Educação Medieval. Suma Teológica. Paixões da alma.

Resumen

Este artigo trata da importância da sensibilidadepara a formação humana em Tomás deAquino, teólogo e filósofo italiano do séculoXIII. Nosso objeto é composto pelas paixõesda alma, consideradas pelo teólogo-filósofona primeira seção da segunda parte daSuma Teológica. Para o desenvolvimentode nossas reflexões, nos pautamos nos pressupostosteórico-metodológicos da HistóriaSocial, principalmente por meio das formulaçõesde Marc Bloch (2001). De acordocom esse autor, o passado pode nos ensinar,por meio dos estudos históricos, sobre a naturezado homem e da sociedade, servindoaos homens do presente como fundamentosdo agir. Nesse sentido, acreditamos que oestudo das obras de Tomás de Aquino, naperspectiva da História da Educação, podecontribuir para pensarmos sobre as relaçõeseducativas, tema bastante caro para nósatualmente.

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Biografía del autor/a

Rafael Henrique Santin

Prof. Ms. Rafael Henrique SantinCentro Universitário de Maringá | Maringá | ParanáNúcleo de Educação à DistânciaGrupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM)E-mail | rafael.h.santin@gmail.com

Terezinha Oliveira

Profa. Dra. Terezinha OliveiraUniversidade Estadual de Maringá | Maringá | ParanáDepartamento de Fundamentos da EducaçãoGrupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM)E-mail | teleoliv@gmail.com

Publicado

15-08-2012

Cómo citar

Santin, R. H., & Oliveira, T. (2012). As paixões da alma e a formação humana na perspectiva de Tomás de Aquino. Educación En Cuestión, 43(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4067