Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências

Autores/as

  • Marcelo Borges Rocha

Palabras clave:

Ensino de ciências. Ensino fundamental. Professores de ciências. Divulgação científica.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo investigaraspectos da contribuição do uso de textosde divulgação científica em situações deensino de conceitos científicos. O estudofoi realizado com oito professores de ciênciasdo Ensino Fundamental que faziam usodesses materiais em suas aulas. A pesquisafoi desenvolvida apoiando-se em métodosqualitativos, envolvendo um levantamento eexploração de aspectos do uso didático detextos de divulgação. Os professores apontaramque a leitura de textos de divulgaçãocientífica contribui para a formação do aluno,enriquecendo seu vocabulário e ampliandoseus conhecimentos. Destacaram, ainda,que o trabalho com esses textos possibilitaa troca de ideias entre professor e aluno e,ainda, abre espaço para discussões acercade questões sociais. Além disso, os professoresrelataram que os textos de divulgaçãofavorecem a atualização pedagógica docorpo docente, disponibilizando, assim,novas metodologias de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Borges Rocha

Prof. Dr. Marcelo Borges RochaCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca| CEFET | Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e EducaçãoGrupo de Pesquisa | Divulgação Científica e o Ensino de CiênciasE-mail | rochamarcelo36@yahoo.com.br

Publicado

15-08-2012

Cómo citar

Rocha, M. B. (2012). Textos de divulgação científica: a escolha e o uso por professores de ciências. Educación En Cuestión, 43(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4070