Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor de ensino religioso no Brasil

Autores/as

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Edile Maria Fracaro Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Rachel de Morais Borges Perobelli Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Claudino Gilz Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palabras clave:

Formação de professor, ensino religioso, contexto histórico-legislativo

Resumen

O debate para uma formação inicial e continuada do professor de Ensino Religioso tem considerado as urgências e necessidades dos novos tempos. Entretanto, não basta que pareceres e resoluções simplesmente estabeleçam
as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, incluindo uma área de
conhecimento qualificada como Educação Religiosa. Há de se buscar um maior aprofundamento dos elementos integrantes de sua natureza e o conseqüente tratamento metodológico a ser-lhe dispensado nessa nova condição. Isto não será possível, sem que se leve em conta a formação de profissionais capacitados a compreender a natureza da disciplina e desenvolver as  habilidades e competências para um desempenho como profissionais da educação.

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Biografía del autor/a

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Pontifícia Universidade Católica do Paraná | PUCPR
E-mail | srjunq@uol.com.br

Edile Maria Fracaro Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Edile Maria Fracaro Rodrigues
Mestranda em Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná | PUCPR
E-mail | edile@celulas.com.br

Rachel de Morais Borges Perobelli, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Rachel de Morais Borges Perobelli
Mestranda em Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná | PUCPR

E-mail | fatev.pedagogico@me.org.br

Claudino Gilz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Claudino Gilz
Mestrando em Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná | PUCPR
E-mail | claudinogz@bol.com.br

Publicado

15-12-2007

Cómo citar

Junqueira, S. R. A., Rodrigues, E. M. F., Perobelli, R. de M. B., & Gilz, C. (2007). Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor de ensino religioso no Brasil. Educación En Cuestión, 30(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4424