O sentido do ensino da dança na escola

Autores

  • Marcílio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Dança. Educação. Arte/ Educação Física.

Resumo

A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola, milhares de imagens começam a povoar nossas mentes. Afinal, de que dança estamos falando? Ao chegarmos nas instituições, costumamos interrogar as crianças e os adolescentes sobre sua compreensão de dança? Objetivase
refletir o sentido da dança na escola, bem como contribuir com debates acerca
da inserção da mesma na escola. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza filosófica, ancorando-se na Fenomenologia. Ao adotá-la como  método despe-se de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcílio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ms. Marcílio de Souza Vieira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN
Pesquisador do Grupo de Pesquisas Corpo e Cultura de Movimento
| GEPEC | UFRN
E-mail | marciliov26@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-08-2007

Como Citar

Vieira, M. de S. (2007). O sentido do ensino da dança na escola. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450

Edição

Seção

Artigos