O sentido do ensino da dança na escola

Autores/as

  • Marcílio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Dança. Educação. Arte/ Educação Física.

Resumen

A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola, milhares de imagens começam a povoar nossas mentes. Afinal, de que dança estamos falando? Ao chegarmos nas instituições, costumamos interrogar as crianças e os adolescentes sobre sua compreensão de dança? Objetivase
refletir o sentido da dança na escola, bem como contribuir com debates acerca
da inserção da mesma na escola. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza filosófica, ancorando-se na Fenomenologia. Ao adotá-la como  método despe-se de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcílio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ms. Marcílio de Souza Vieira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN
Pesquisador do Grupo de Pesquisas Corpo e Cultura de Movimento
| GEPEC | UFRN
E-mail | marciliov26@hotmail.com

Publicado

15-08-2007

Cómo citar

Vieira, M. de S. (2007). O sentido do ensino da dança na escola. Educación En Cuestión, 29(15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450