A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita

Autores/as

  • Maria Cristina Soares de Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Escolarização. Infância. Oitocentos.

Resumen

O texto analisa as contribuições para uma reescrita da história da escolarização da infância da produção contemporânea brasileira sobre a educação oitocentista. Tal produção, no resgate de fontes primárias anteriormente não contempladas, tem permitido apreender a dinâmica do processo de afirmação da escola como espaço privilegiado de formação das novas gerações, suas tensões e conflitos. Busca-se, ao longo do texto,  desmontar premissas presentes em significativa produção da área, através do diálogo com os dados e conclusões das investigações mais recentes. Com isto, vem sendo possível conferir visibilidade a aspectos fundamentais da ordenação da escola primária no século XIX: a caracterização da população escolar, considerando sua identidade de gênero, geração, raça e origem social, as condições de funcionamento das escolas, o papel do Estado na organização de um sistema escolar, as condições de funcionamento das salas de aula, a relação com as demais instâncias de formação da criança, como a família.

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Biografía del autor/a

Maria Cristina Soares de Gouvêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Maria Cristina Soares de Gouvêa
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/UFMG)
E-mail | crisoares43@yahoo.com.br

Publicado

15-06-2007

Cómo citar

Gouvêa, M. C. S. de. (2007). A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita. Educación En Cuestión, 28(14). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4467