A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita

Autores

  • Maria Cristina Soares de Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Escolarização. Infância. Oitocentos.

Resumo

O texto analisa as contribuições para uma reescrita da história da escolarização da infância da produção contemporânea brasileira sobre a educação oitocentista. Tal produção, no resgate de fontes primárias anteriormente não contempladas, tem permitido apreender a dinâmica do processo de afirmação da escola como espaço privilegiado de formação das novas gerações, suas tensões e conflitos. Busca-se, ao longo do texto,  desmontar premissas presentes em significativa produção da área, através do diálogo com os dados e conclusões das investigações mais recentes. Com isto, vem sendo possível conferir visibilidade a aspectos fundamentais da ordenação da escola primária no século XIX: a caracterização da população escolar, considerando sua identidade de gênero, geração, raça e origem social, as condições de funcionamento das escolas, o papel do Estado na organização de um sistema escolar, as condições de funcionamento das salas de aula, a relação com as demais instâncias de formação da criança, como a família.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Soares de Gouvêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Maria Cristina Soares de Gouvêa
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/UFMG)
E-mail | crisoares43@yahoo.com.br

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Publicado

15-06-2007

Como Citar

Gouvêa, M. C. S. de. (2007). A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos para uma re-escrita. Revista Educação Em Questão, 28(14). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4467

Edição

Seção

Artigos