Ambiente escolar: o currículo oculto maltratado

Autores/as

  • Carlos Alberto Pereira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de História

Palabras clave:

Educação. Ambiente escolar. Currículo oculto. Escola Municipal da Urbis VI

Resumen

Este trabalho reflete sobre o ambiente escolar, uma das dimensões que compõe o currículo oculto, através de um estudo de caso realizado na “Escola Municipal de 1° Grau da Urbis VI”, localizada no município de Vitória da Conquista no estado da Bahia. A pesquisa realizada no ano 2001, período caracterizado pelo significativo crescimento das matrículas no ensino fundamental devido à implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério — FUNDEF, buscou identificar os fatores inibidores da gestação de um saudável ambiente escolar que estão traduzidos na compressão dos espaços, na carência de recursos pedagógicos e no rígido controle do tempo.

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Biografía del autor/a

Carlos Alberto Pereira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de História

Prof. Carlos Alberto Pereira Silva
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de História
Coordenador da Rede de Estudos da Complexidade da UESB
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN
E-mail | caca@uesb.br

Publicado

15-06-2007

Cómo citar

Silva, C. A. P. (2007). Ambiente escolar: o currículo oculto maltratado. Educación En Cuestión, 28(14). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4470

Número

Sección

Relato de Pesquisa