Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes

Autores/as

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet Universidade Federal de Pelotas
  • Nadiane Feldkercher Universidade Federal de Pelotas
  • Helena Beatriz Mascarenhas de Souza Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5139

Palabras clave:

Educação superior. Docentes iniciantes. Formação docente.

Resumen

O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com 27 docentes iniciantes. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (2009), Pimenta e Anastasiou (2008), Zabalza (2004), dentre outros. Os professores reconheceram que as relações com os estudantes precisam estar mediadas pelo conhecimento não excluindo, porém, questões afetivas. Eles entendem que o protagonismo do estudante universitário é fundamental na sua aprendizagem e o ensino por eles desenvolvido precisa privilegiar essa condição. Os professores reconhecem ainda que os PPG preparam para a pesquisa, mas afirmaram que a sala da aula exige conhecimentos próprios, não desenvolvidos na pós-graduação stricto sensu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Dra. Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet
Universidade Federal de Pelotas | Rio Grande do Sul
Departamento de Ensino
Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária: Formação de professores
E-mail | biazanchet@gmail.com

Nadiane Feldkercher, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Ms. Nadiane Feldkercher
Universidade Federal de Pelotas | Rio Grande do Sul
Estudante do curso de Doutorado em Educação pela
Bolsista | CAPES | PDSE
Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária: Formação de professores
E-mail | nadianef@gmail.com

Helena Beatriz Mascarenhas de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Dra. Helena Beatriz Mascarenhas de Souza
Universidade Federal de Pelotas | Rio Grande do Sul
Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária: Formação de professores
E-mail | bitisamascarenhas@hotmail.com

Publicado

15-12-2013

Cómo citar

Zanchet, B. M. B. A., Feldkercher, N., & Souza, H. B. M. de. (2013). Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes. Educación En Cuestión, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5139