Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes

Autores

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet Universidade Federal de Pelotas
  • Nadiane Feldkercher Universidade Federal de Pelotas
  • Helena Beatriz Mascarenhas de Souza Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5139

Palavras-chave:

Educação superior. Docentes iniciantes. Formação docente.

Resumo

O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com 27 docentes iniciantes. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (2009), Pimenta e Anastasiou (2008), Zabalza (2004), dentre outros. Os professores reconheceram que as relações com os estudantes precisam estar mediadas pelo conhecimento não excluindo, porém, questões afetivas. Eles entendem que o protagonismo do estudante universitário é fundamental na sua aprendizagem e o ensino por eles desenvolvido precisa privilegiar essa condição. Os professores reconhecem ainda que os PPG preparam para a pesquisa, mas afirmaram que a sala da aula exige conhecimentos próprios, não desenvolvidos na pós-graduação stricto sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Dra. Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet
Universidade Federal de Pelotas | Rio Grande do Sul
Departamento de Ensino
Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária: Formação de professores
E-mail | biazanchet@gmail.com

Nadiane Feldkercher, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Ms. Nadiane Feldkercher
Universidade Federal de Pelotas | Rio Grande do Sul
Estudante do curso de Doutorado em Educação pela
Bolsista | CAPES | PDSE
Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária: Formação de professores
E-mail | nadianef@gmail.com

Helena Beatriz Mascarenhas de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Dra. Helena Beatriz Mascarenhas de Souza
Universidade Federal de Pelotas | Rio Grande do Sul
Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária: Formação de professores
E-mail | bitisamascarenhas@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

Zanchet, B. M. B. A., Feldkercher, N., & Souza, H. B. M. de. (2013). Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes. Revista Educação Em Questão, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5139

Edição

Seção

Artigos