O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil

Autores/as

  • Sonayra da Silva Medeiros Prefeitura Municipal de Campina Grande
  • Melânia Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5774

Palabras clave:

Gerencialismo. Política educacional. Gestão escolar.

Resumen

O artigo discute formulações do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e sua disseminação nos países da América Latina, na década de 1990. Analisa propostas do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado brasileiro (1995), objetivando compreender repercussões do gerencialismo na gestão da escola pública. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas, sob a perspectiva gerencial, decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Incluídos no contexto das parcerias público-privadas, a partir da atuação de um grupo restrito de líderes/gerentes, tais programas gerencialistas colidem, frontalmente, com a gestão democrática da escola pública.

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Biografía del autor/a

Sonayra da Silva Medeiros, Prefeitura Municipal de Campina Grande

Ms. Sonayra da Silva Medeiros

Prefeitura Municipal de Campina Grande |Paraíba

Secretaria Municipal de Educação

Grupo de Pesquisa | Coletivo de Estudos sobre Política Educacional

E-mail | sonayramedeiros@hotmail.com

Melânia Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Dra. Melânia Mendonça Rodrigues

Universidade Federal de Campina Grande |Paraíba

Unidade Acadêmica de Educação

Grupo de Pesquisa | Coletivo de Estudos sobre Política Educacional

E-mail | melania.r@uol.com.br

Publicado

25-09-2014

Cómo citar

Medeiros, S. da S., & Rodrigues, M. M. (2014). O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil. Educación En Cuestión, 48(34), 216–240. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5774