Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas

Autores/as

  • Alexsandro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5906

Palabras clave:

Programa Alfa e Beto. Alfabetização. Práticas cotidianas.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escrita
de duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticas
se relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentos
metodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dados
foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que,
apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático do
Programa, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavam
outras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavam
submetidas.

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Biografía del autor/a

Alexsandro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Publicado

15-08-2014

Cómo citar

Silva, A. da. (2014). Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas. Educación En Cuestión, 49(35), 99–126. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5906