Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior

Autores/as

  • Mônica Castagna Molina Universidade de Brasília | UnB
  • Salomão Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174

Palabras clave:

Ensino superior. Formação de professores. Educação do campo.

Resumen

O artigo analisa a política de formação de professores no contexto da expansão da educação superior do campo, focando as tensões entre a matriz demandada pelos movimentos sociais camponeses e a política hegemônica assentada nas orientações dos organismos internacionais, para ajustar a formação profissional às mudanças atuais no sistema produtivo. Ele resulta de pesquisa bibliográfica e documental que analisou legislações e programas relacionados à política oficial de formação de professores e o Procampo ? Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo, concebido enquanto política que contribui para uma formação crítica de educadores formuladores e disseminadores da contra hegemonia.

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Biografía del autor/a

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília | UnB

Profa. Dra. Mônica Castagna Molina

Universidade de Brasília | UnB

Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural

Coordenadora da Pesquisa “Educação do Campo e Educação Superior: uma análise de práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte”

Pesquisadora da Rede Universitas/Br, na qual participa do Observatório da Educação

“Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | mcastagnamolina@gmail.com

Salomão Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Prof. Dr. Salomão Mufarrej Hage

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências da Educação

Pesquisador da Rede Universitas/Br, na qual participa do Observatório da Educação

“Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | salomao_hage@yahoo.com.br

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Publicado

15-04-2015

Cómo citar

Molina, M. C., & Hage, S. M. (2015). Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Educación En Cuestión, 51(37), 121–146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174