Pedagogia: campo das ciências humanas às voltas da misteriosa arte de ensinar

Autores/as

  • Carlota Boto Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ciências da educação. Filosofia da educação. Pedagogia.

Resumen

O presente ensaio tem por propósito debater o significado da Pedagogia como área do conhecimento intermediária entre ciência e arte. Para tanto, procuramos dialogar com alguma bibliografia sobre o tema. Procuraremos identificar a herança das chamadas “ciências da educação,” no que toca ao seu próprio conjunto de saberes. Reconhece-se que o repertório de tais “fundamentos da educação” é composto por uma interface entre campos diversos do saber das clássicas humanidades. A interdisciplinaridade da Pedagogia se dá exatamente nessa confluência entre vários campos do conhecimento; o que não deixa de, por vezes, trazer alguma inquietação, quando se busca, na pesquisa em educação, reconhecer o que é particular e originário especificamente do domínio da Pedagogia. Tal identidade, por seu turno, propicia nos tempos que correm (entre globalização da vida e digitalização da escrita), ainda que paradoxalmente, um distintivo potencial para explorar a acepção mesma de ‘transdisciplinaridade.’ Existe uma experiência acumulada, dentre os pesquisadores da educação, para entretecerem áreas, temas e problemas. Esta experiência, caso bem aproveitada, que poderá resultar em frutífera produção teórica e em práticas criativas.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-12-2004

Cómo citar

Boto, C. (2004). Pedagogia: campo das ciências humanas às voltas da misteriosa arte de ensinar. Educación En Cuestión, 21(7), 37–68. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8379