Paradigmas Interpretativos Para Compreensão e Análise da História da Educação e da Política Educacional no Brasil: Um Balanço Necessário

Autores/as

  • Francisco das Chagas de Loiola Sousa Universidade Federal de Campina Grande

Palabras clave:

Paradigmas de pesquisa. História da educação. Política educacional.

Resumen

O artigo identifica quatro paradigmas de compreensão e analise da História da Educação e da Política Educacional em nosso País que se tornaram muito recorrentes ao longo do século XX. Construídos com base em modelos de pesquisa e ensino desenvolvidos por professores das áreas de História da Educação e da Política Educacional, vinculados, em geral, as produções cientificas das universidades brasileiras, esses paradigmas coexistem no atual cenário educacional brasileiro numa escala escolar que vai dos cursos de graduação aos de pós-graduação.

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Publicado

15-04-2004

Cómo citar

Sousa, F. das C. de L. (2004). Paradigmas Interpretativos Para Compreensão e Análise da História da Educação e da Política Educacional no Brasil: Um Balanço Necessário. Educación En Cuestión, 19(5), 127–141. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8648